NOTA DE REPÚDIO
O Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Minas Gerais – CSCSPMBM, por meio de seu Presidente Sargento Oliva, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio às declarações do prefeito de Itatiaiuçu, Sr. Romer Soares, que em áudios divulgados nas redes sociais se referiu de forma desrespeitosa e depreciativa à atuação da Polícia Militar de Minas Gerais durante a 3ª Festa do Peão de Itatiaiuçu.
Ao classificar as multas aplicadas como “sem-vergonhice”, ameaçar “retaliar” a corporação, suspender cessão de servidores, cortar manutenção de viaturas, fornecimento de alimentação e combustíveis, o prefeito não apenas ofende a dignidade dos policiais militares, como também afronta a ordem pública, o Estado de Direito e, sobretudo, o povo mineiro, que confia e depende do trabalho diário da Polícia Militar.
A Polícia Militar de Minas Gerais, em mais de dois séculos de história, tem como missão constitucional preservar a ordem, proteger vidas e garantir a segurança da sociedade, sempre pautada pela legalidade, pela disciplina e pelo respeito às leis. As ações de fiscalização, como a Lei Seca, têm caráter preventivo e educativo, salvando vidas e evitando tragédias que poderiam vitimar inocentes.
Repudiamos com firmeza qualquer tentativa de intimidação, retaliação ou deslegitimação da atuação da Polícia Militar. Ressaltamos que os policiais militares e bombeiros militares de Minas Gerais não servem a governos, mas sim à sociedade e à Constituição.
Diante da gravidade das declarações, cobramos do Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel Frederico Otoni Garcia, uma postura firme e institucional em defesa da corporação e de cada policial militar injustamente atacado, reafirmando a autoridade e o respeito que a PMMG merece.
Reafirmamos ainda nosso compromisso inabalável com a defesa da honra, da dignidade e do respeito de cada militar e de suas famílias, exigindo a retratação pública do prefeito e a apuração das condutas atentatórias contra a segurança pública.
Belo Horizonte, 19 de agosto de 2025
SGT PM Oliva
Presidente