Alvos capturavam aves da fauna nativa e falsificavam anilhas e documentação para o crime; punição pode chegar a 10 anos de prisão.
(Foto: PF/Divulgação)
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (26) a operação Uirapuru para combater o comércio ilegal de pássaros silvestres no interior de Minas Gerais. Conforme as investigações, os suspeitos capturavam as aves da fauna nativa em Campo Belo, na região Centro-Oeste do Estado, e, posteriormente, falsificavam anilhas para comercialização dos pássaros no Sul de Minas.
No total, a corporação, juntamente com a Polícia Militar e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), cumprem 12 mandados de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Lavras e pela Justiça Estadual de Campo Belo.
"Alguns dos investigados possuem registro no Ibama como Criador Amador de Espécimes Passeriformes da Fauna Silvestre (CAP)", informou a PF. Contudo, as anilhas eram falsificadas para a comercialização ilegal das aves.
Além de uso de selo ou sinal público falsificado, os suspeitos podem responder por associação criminosa e crimes ambientais, como manter em cativeiro e comercializar animais silvestres. Se condenados à pena máxima, a prisão pode chegar a 10 anos.
O nome da operação, na linguagem tupi-guarani, significa “ave da floresta”.
Fonte: Redação O Tempo
A notícia divulgada nesta última quinta-feira (7) do novo projeto de lei, sancionado pelo Governador de Minas, Romeu Zema, em recalcular base do terço de férias para juízes e desembargadores, sendo previsto...Leia mais.
A notícia divulgada nesta última quinta-feira (7) do novo projeto de lei, sancionado pelo Governador de Minas, Romeu Zema, em recalcular base do terço de férias para juízes e desembargadores, sendo previsto...Leia mais.
A atuação dos militares converge e reflete a busca incessante da corporação pela segurança e preservação da população mineira, nas situações de catástrofe e...Leia mais.
Nesta segunda-feira (08), polícia militar da 12ª Cia MAMB prendeu homem suspeito de tráfico ilícito de drogas no município de Antônio Dias, Região metropolitana do Vale do Aço em Minas Gerais e...Leia mais.
(Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
Os bombeiros encontraram o corpo de um motorista que teve o carro arrastado enquanto atravessava uma ponte sobre o Rio Mosquito, em Porteirinha, no Norte de Minas. As buscas...Leia mais.