Os crimes foram registrados na Delegacia de Plantão de Uberaba.
(Foto: Reprodução/Google Street View)
Um homem de 27 anos tentou matar o irmão, de 32, por conta de sua orientação sexual, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, na tarde desse domingo (6). Além disso, ele deu um soco no rosto da avó, de 72, e ameaçou a idosa de morte caso ela contasse sobre o ocorrido para a polícia. O homem foi preso em flagrante, e ainda destruiu parte de uma viatura da PM (Polícia Militar). Conforme a legislação brasileira, homofobia é crime e a pena pode chegar a três anos de prisão, além de multa.
Os crimes aconteceram no bairro Vila Militar, e a polícia foi acionada às 13h45. De acordo com a PM, as vítimas – irmão e idosa – estavam na parte de fora da casa, lavando roupas. Em determinado momento, o suspeito apareceu no local e começou a ofender o irmão com xingamentos de cunho homofóbico. Ele teria dito que o homem era um “viadão, boiola, aidético”, e o ameaçou de morte.
Não satisfeito apenas com as ofensas e ameaças, o suspeito pegou uma pedra e começou a correr atrás do irmão, com a intenção de matá-lo. A vítima conseguiu correr mais rápido e se escondeu na casa de vizinhos, que chamaram a polícia.
Avó levou soco
Sem conseguir atingir o irmão, o suspeito se voltou para a avó, de 72 anos, e lhe deu um soco no rosto. O homem ainda estaria segurando uma faca. A PM chegou até a casa do suspeito, e ele foi preso em flagrante.
Enquanto estava dentro da viatura, ele prosseguiu com os xingamentos contra o irmão. Após acertar vários chutes no cofre da viatura, ele acabou quebrando o compartimento. Ele foi conduzido à Delegacia de Plantão de Uberaba, onde os crimes foram registrados como via de fatos, agressão e dano ao patrimônio público. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Homofobia é crime!
Vale reforçar que homofobia é crime previsto por lei. O crime de homofobia entra na lei do racismo, já existente há 30 anos, com isso, as punições são semelhantes. O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homofobia em junho de 2019.
Veja o que é considerado crime:
“Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime;
A pena será de um a três anos, além de multa;
Se houver divulgação ampla de ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena será de dois a cinco anos, além de multa;
A aplicação da pena de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema.
Fonte: Vitor Fernandes – Bhaz
A notícia divulgada nesta última quinta-feira (7) do novo projeto de lei, sancionado pelo Governador de Minas, Romeu Zema, em recalcular base do terço de férias para juízes e desembargadores, sendo previsto...Leia mais.
A notícia divulgada nesta última quinta-feira (7) do novo projeto de lei, sancionado pelo Governador de Minas, Romeu Zema, em recalcular base do terço de férias para juízes e desembargadores, sendo previsto...Leia mais.
A atuação dos militares converge e reflete a busca incessante da corporação pela segurança e preservação da população mineira, nas situações de catástrofe e...Leia mais.
Nesta segunda-feira (08), polícia militar da 12ª Cia MAMB prendeu homem suspeito de tráfico ilícito de drogas no município de Antônio Dias, Região metropolitana do Vale do Aço em Minas Gerais e...Leia mais.
(Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
Os bombeiros encontraram o corpo de um motorista que teve o carro arrastado enquanto atravessava uma ponte sobre o Rio Mosquito, em Porteirinha, no Norte de Minas. As buscas...Leia mais.