Valdete Zanco disse que caixões estavam sendo enterrados com pedras em vez de vítimas de covid em BH e pegar mais de 8 anos de prisão.
(Foto: Reprodução / Redes sociais)
Uma mulher que divulgou um vídeo nas redes sociais em que dizia que a Prefeitura de Belo Horizonte estaria enterrando caixões com paus e pedras em vez de vítimas da covid-19 foi indiciada pela Polícia Civil de Minas Gerais.
Valdete Zanco, a autora da "fake news", pode pegar de 2 a 8 anos de prisão pelos crimes de denunciação caluniosa e de 15 dias a 6 meses de reclusão por contravenção penal de provocação de pânico ou tumulto.
A Policia Civil concluiu o inquérito sobre o caso após três meses e meio de investigações.
Relembre o caso
No fim de abril, um vídeo viralizou nas redes sociais em que a mulher relatava que caixões estariam sendo enterrados com pedras e paus no lugar de vítimas da covid-19.
As imagens foram filmadas dentro de uma loja de roupas no Sul de Minas. A mulher começa o vídeo se referindo a uma pessoa chamada “Fernandes” e afirma que vai contar uma “última notícia”. Na sequência, a suspeita relata que a capital mineira estaria “infestada” de casos de coronavírus e que as próprias famílias estão enterrando os corpos.
“Mandaram ir lá e arrancar todos os caixões para fazer o exame para ver se é coronavírus mesmo. Sabe o que tem no caixão? Pedra e madeira. Um monte de caixão cheio de pedra e madeira. Palhaçada, não?” (sic), disse a mulher no vídeo.
Valdete se apresentou no dia 6 de maio à delegacia de Polícia Civil de Jacutinga, a cerca de 400 km de Belo Horizonte, um dia depois da abertura de inquérito sobre o caso.
Na ocasião, ela gravou um outro vídeo pedindo desculpas sobre o episódio e dizendo que gravou o relato apenas para um grupo de família no Whatsapp.
— Pedir desculpas, pedir perdão para o prefeito de BH, para o governador, o Estado de Minas Gerais e todas as famílias que se sentiram entristecidas com aquilo. Quero aqui diante de todo, pedir desculpa, perdão, não era a minha intenção. Eu não propaguei.
Fonte: Lucas Pavanell - R7 Minas Gerais
A notícia divulgada nesta última quinta-feira (7) do novo projeto de lei, sancionado pelo Governador de Minas, Romeu Zema, em recalcular base do terço de férias para juízes e desembargadores, sendo previsto...Leia mais.
A notícia divulgada nesta última quinta-feira (7) do novo projeto de lei, sancionado pelo Governador de Minas, Romeu Zema, em recalcular base do terço de férias para juízes e desembargadores, sendo previsto...Leia mais.
A atuação dos militares converge e reflete a busca incessante da corporação pela segurança e preservação da população mineira, nas situações de catástrofe e...Leia mais.
Nesta segunda-feira (08), polícia militar da 12ª Cia MAMB prendeu homem suspeito de tráfico ilícito de drogas no município de Antônio Dias, Região metropolitana do Vale do Aço em Minas Gerais e...Leia mais.
(Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
Os bombeiros encontraram o corpo de um motorista que teve o carro arrastado enquanto atravessava uma ponte sobre o Rio Mosquito, em Porteirinha, no Norte de Minas. As buscas...Leia mais.