Militares precisam encarar clima, regiões de difícil acesso e equipamentos pesados para acabar com as chamas.
(Foto: Divulgação/CBMMG)
Os incêndios que se alastram por Minas Gerais continuam dando trabalho para o Corpo de Bombeiros e preocupando moradores de diferentes regiões. A semana começou com quase mil hectares de vegetação destruídos e as chamas ainda não deram trégua: apenas entre meia-noite e 17h30 de hoje (1º), os bombeiros receberam 68 chamados relativos a incêndios florestais – tudo isso apenas na região metropolitana de BH.
Além disso, há aqueles que começaram há dias e ainda não foram controlados. É o caso do incêndio na Serra do Cipó, na região Central de Minas – o que mais mobiliza a corporação até o momento. As chamas começaram na última segunda (28) e continuam dando trabalho para os bombeiros. Hoje, as 89 pessoas – entre bombeiros, policiais, brigadistas, administradores e voluntários – e duas aeronaves mobilizadas no combate ao fogo chegaram ao local às 5h e encerraram as atividades por volta das 19h.
Trabalho difícil
De acordo com o tenente Pedro Aihara, além de ser um incêndio de grandes proporções, há ainda diversos outros fatores que dificultam a operação. “A área do parque é muito grande, existem vários focos espalhados por toda a região e, além disso, é um trabalho extremamente manual. O relevo da região é extremamente acidentado e o deslocamento é difícil, porque existem alguns obstáculos como árvores e pedras. Além disso, os militares têm que percorrer longas distâncias carregando equipamentos pesados”, explica.
As altas temperaturas também não facilitam, conforme Aihara: “É uma temperatura muito alta, a gente chega a temperaturas próximas às linhas de fogo que ultrapassam 70ºC, 75ºC e isso, evidentemente, desgasta bastante o militar”. Ao fim dos trabalhos, a corporação garantiu que os militares conseguiram um avanço significativo ao longo do dia, mas ainda não há previsão para o término da operação.
Fonte: Giovanna Fávero - Bhaz
(Foto: Divulgação/PMMG)
A Polícia Militar (PM) apreendeu drogas e armas, em diferentes operações em Belo Horizonte, neste domingo (17).
Na Vila Joana Darc, na Região do Barreiro,...Leia mais.
(Foto: CBMMG/Divulgação)
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais conseguiu dar fim ao sofrimento de dois cães que foram abandonados em uma mata no Sul do estado. Eles passaram dias acorrentados a uma...Leia mais.
(Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Um homem de 65 anos e uma adolescente de 14 morreram carbonizados após um grave acidente ocorrido na avenida Presidente Carlos Luz, no bairro Caiçara, região...Leia mais.
(Foto: Alex de Jesus/O Tempo)
Três homens foram presos após o roubo de celular, nesta segunda-feira (18), na Vila Clóris, na região Norte de Belo Horizonte.
"Nós estávamos em...Leia mais.
Uma jovem de 20 anos que não teve a identidade revelada foi estuprada e enforcada em Mateus Leme, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) na noite do último sábado (16). A vítima foi encontrada pela...Leia mais.