Caso ocorreu na manhã desta terça-feira (21).
(Foto: Ilustrativa/Moisés Santos/BHAZ + Arquivo pessoal)
Policiais militares do 41º Batalhão, no Barreiro, em Belo Horizonte, prenderam um idoso de 69 anos, na manhã desta terça-feira (21), depois que ele foi flagrado esfregando as partes íntimas em uma adolescente de 16 anos. Os dois estavam em um ônibus da linha 6350, que faz o trajeto entre as estações Vilarinho e Barreiro, quando a importunação sexual ocorreu.
De acordo com a PM (Polícia Militar), a adolescente relatou que o idoso entrou no coletivo e parou ao lado do banco em que ela estava, mesmo com outros assentos disponíveis. Durante o trajeto, ela notou que o homem aproveitava o movimento do coletivo para encostar as partes íntimas nela.
Segundo a sargento Nayara Torloni, que atendeu a ocorrência, a vítima ficou bastante nervosa em determinado momento e reagiu. “Ele teria repetido a ação e mexido no zíper da calça e na blusa. Foi então que a passageira reagiu. Por conta do constrangimento e da raiva, ela se levantou e ofereceu que ele se sentasse”, explicou a policial ao BHAZ.
Na sequência, uma outra passageira do veículo teria conversado com a vítima que também notou a ação do idoso e que chegou a filmar o comportamento dele. A testemunha também acionou a polícia em solidariedade à adolescente.
A polícia abordou a vítima e o idoso em um ponto de ônibus logo após o fato. O homem foi preso em flagrante após a confirmação da versão apresentada pela solicitante. Os dois foram levados para a Depca (Delegacia terceirizada de atendimento ao adolescente), onde a ocorrência foi encerrada.
Até 5 anos de prisão
Antes compreendida como um delito de menor potencial ofensivo, a importunação sexual é crime desde o fim do ano passado e é caracterizada pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência.
O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, como ônibus e metrô. Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Agora, quem praticá-lo poderá pegar de 1 a 5 anos de prisão.
Como denunciar
Para denunciar casos de importunação sexual, vítimas e testemunhas podem entrar em contato com a Guarda Municipal por meio do telefone 153 e com a Polícia Militar pelo 190. No metrô, as denúncias podem ser feitas por meio de mensagens ou WhatsApp para o (31) 99999-1108.
Fonte: Roberth Costa - Bhaz
Na quarta-feira (13), militares da 25ª Cia Tático Móvel realizaram operação Batida Policial no bairro Novo Progresso. Quando os policiais se aproximaram, um adolescente tentou fugir da abordagem, porém foi...Leia mais.
Na quarta-feira (13), foi desencadeada a “OPERAÇÃO DE PREVENÇÃO CRIMINAL A TRANSPORTE POR APLICATIVO”, a fim de potencializar as ações e operações de prevenção...Leia mais.
A equipe da viatura do Tático Móvel 29359 composta pelo Sgt Aloísio, Cb Renato e Cb Isaac, recebeu denúncia anônima que estaria ocorrendo intenso tráfico de drogas numa mata localizada em frente ao asilo...Leia mais.
Entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2020, militares do 4°COB/7°BBM participaram de curso salvamento veicular ministrado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e pela Concessionária CCR, na...Leia mais.
É com grande tristeza que o Centro Social dos Cabos e Soldados (CSCS PM/CBM-MG) soube do falecimento do 2º Sgt BM Anderson Antônio da Silva, sócio do CSCS, que perdeu a vida ao tentar socorrer os filhos numa praia, em...Leia mais.