Home | Plataforma CSCS | Webmail | Documentos | Dúvidas Frequentes | Facebook | Instagram | Fale Conosco
HOME | INSTITUCIONAL | ASSOCIE-SE JÁ! | SERVIÇOS OFERECIDOS | HOTÉIS DE TRÂNSITO | REGIONAIS | POUSADAS | CASA DE APOIO | PROTEÇÃO AUTOMOTIVA | JURÍDICO | FALE CONOSCO | CSCSTV (vídeos)
img

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

img

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Nome:
Email:
Confirme seu cadastro:
Nome:
(DDD)
Confirme seu cadastro:
Crimes violentos têm redução de 54% na cidade
Publicado em 06/09/2019 15:09

Dados do Estado comprovam que número de ocorrências em Betim entre janeiro e agosto deste ano diminuiu em mais da metade em comparação com o mesmo período de 2016.

(Foto: Ronaldo Silveira / O Tempo)

O prefeito Vittorio Medioli assinou, na segunda-feira (2), o novo Plano de Segurança do município para o biênio 2019/2020. O objetivo é dar continuidade às ações desenvolvidas desde 2017 – que resultaram em uma redução de mais de 50% no número de crimes em Betim – e desenvolver novas metas, visando, ainda mais, a redução dos crimes violentos.

“Nós tínhamos previsto uma redução acentuada da criminalidade por causa das várias medidas que foram implementadas, como a valorização e estruturação da Guarda Municipal, interligação com as polícias Civil e Militar, a implantação do Observatório de Segurança, dentre outras ações. Houve uma redução total de mais de 54% de todos os crimes neste ano em comparação com os meses de 2016. Só os homicídios caíram 52%. Foram ações efetivas que deram resultado. Por isso, estamos com esse novo plano para o próximo biênio e vamos buscar recursos para implantar novas ações que se somarão àquelas que já foram realizadas”, destacou o prefeito em suas redes sociais.

Segundo o secretário adjunto de Segurança Pública, Júlio Cézar Rachel de Paula, as novas metas visam reduzir ainda mais os índices de criminalidade.

“Nós resolvemos implantar o Plano de Segurança por biênio porque, assim, temos uma visão mais real da situação e podemos agir melhor. Do primeiro plano que implantamos, em 2017, das 23 metas, conseguimos cumprir ou estão em andamento cerca de 70% delas”, completou.

Redução

Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) comprovam a acentuada queda nos índices da criminalidade em Betim. O total de crimes violentos (que envolve homicídios, roubos, estupros, extorsão e sequestro) registrou um declínio de 54,2% em três anos comparando as ocorrências entre janeiro e agosto. Caiu de 5.216, em 2017, para 2.388 neste ano. É o menor índice em seis anos.

A cidade registrou, em oito meses, 67 homicídios, número 52,5% menor do que o de 2016, quando foram 141.

A taxa de homicídios também vem em declínio desde então. Em 2016, ela estava em 28,9 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Já neste ano, o índice reduziu mais da metade: foi para 13,11 assassinatos por 100 mil pessoas. Com isso, a cidade caiu do quinto para o décimo lugar no ranking da região metropolitana.

As ocorrências de roubo à mão armada tiveram uma queda de 54,9% em três anos, reduzindo de 4.864 ocorrências para 2.193.

“Nós registramos uma queda acentuada nos índices de criminalidade. Isso se deve a um conjunto de ações. Uma delas foi a estruturação da Guarda Municipal, que foi treinada para andar armada e ganhou novos equipamentos”, completou Júlio Cézar.

Outro motivo para a queda acentuada dos crimes violentos foi a integração entre as forças de segurança. “O município tem um Grupo de Inteligência Estratégico (GIE) que trabalha para coibir a violência. Ele é composto pelo Ministério Público, Poder Judiciário e as forças de segurança, como as polícias e a Delegacia de Homicídios. Isso tem dado muito resultado, porque foram presos vários homicidas, além de intervenções pontuais no combate à violência”, destacou Júlio Cézar.

A chegada das 15 bases móveis da Polícia Militar, que completa um ano em setembro, além de 155 novos militares, também foi outro fator crucial para a redução da violência. “Essas bases trouxeram mais tranquilidade às pessoas, estão em pontos estratégicos e foram muito importantes”, destacou.

Tecnologia

Ainda segundo ele, o Plano de Segurança para 2019/2020 pretende, dentre outras ações, investir mais em tecnologia para coibir a violência.

“O cercamento eletrônico por meio de câmeras, por exemplo, é uma das ações que queremos implantar na cidade. Vamos buscar recursos para viabilizar esse projeto. A tecnologia proporciona reduzir ainda mais a criminalidade”, concluiu o secretário.

Fonte: José Augusto Alves – O Tempo

Foto: Ronaldo Silveira / O Tempo
MAIS NOTÍCIAS
Confira como foi o Dia das Crianças no CSCS

O sábado, 12 de outubro, foi comemorado com muita diversão e alegria pelas crianças que passaram pelo Centro Social dos Cabos e Soldados (CSCS PM/CBM-MG) em BH. Com atividades recreativas e muitas guloseimas, as...Leia mais.

CSCS de Governador Valadares constrói novas churrasqueiras na Sede Campestre

O Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CSCS PM/CBM-MG) regional Governador Valadares, através dos funcionários Fabinho, Elessandro e Sebastião, que tiveram...Leia mais.

II Semana de Integração e Saúde aconteceu no CSCS

O Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CSCS PM/CBM-MG) foi sede da II Semana de Integração e Saúde, organizada pelo Centro de Atividades Musicais da PMMG,...Leia mais.

CSCS participa de 3º Encontro entre Parlamentares e Lideranças no âmbito do Movimento Sou Minas Demais

O presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CSCS PM/CBM-MG), Cabo Coelho, junto ao diretor administrativo do CSCS, Sgt Oliva, estiveram presentes no 3º Encontro...Leia mais.

Polícia recupera carga roubada de três toneladas de explosivos

(Foto: Divulgação / Polícia Civil)

A Polícia Civil recuperou, na noite desta segunda-feira (23), uma carga de três toneladas de explosivos que havia sido roubada durante manhã, na BR-381,...Leia mais.

VER TODAS AS NOTÍCIAS
Redes Sociais
Centro Social dos Cabos e Soldados PM/CBM-MG - Rua Dom Oscar Romero, nº 500 - Belo Horizonte - Minas Gerais
Central de atendimento ao Sócio cscs@cscs.org.br | Fone Sede Social: (31) 3371-6563
© 2019 | Assessoria de Comunicação - CSCS PMCBM-MG