Home | Plataforma CSCS | Webmail | Documentos | Dúvidas Frequentes | Facebook | Instagram | Fale Conosco
HOME | INSTITUCIONAL | ASSOCIE-SE JÁ! | SERVIÇOS OFERECIDOS | HOTÉIS DE TRÂNSITO | REGIONAIS | POUSADAS | CASA DE APOIO | PROTEÇÃO AUTOMOTIVA | JURÍDICO | FALE CONOSCO | CSCSTV (vídeos)
img

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

img

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Nome:
Email:
Confirme seu cadastro:
Nome:
(DDD)
Confirme seu cadastro:
Espadim 2018 marca nova fase para 163 novos Cadetes da PMMG
Publicado em 28/11/2018 15:11

(Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG)

Sob um forte sentimento de honra perante um pátio lotado ocorreu nesta terça-feira (27), na Academia de Polícia Militar (APM), a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes aos Cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Cento e sessenta e três Cadetes receberam o Espadim na cerimônia, a qual foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando da Mata Pimentel, com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes e demais autoridades civis e militares, além de familiares.

Os Cadetes passaram pelo Portão das Armas, simbolizando o ingresso na instituição, e cantaram a Canção do Cadete. A ordem do dia do Comandante-Geral da Polícia Militar reforçou junto aos Cadetes que o futuro para eles é de desafios e lutas constantes no meio acadêmico e profissional.

Três representantes dos discentes do último ano do curso, o CFO 3, foram escolhidos para conduzir o espadim para local de destaque, e logo em seguida o momento alto da solenidade veio pelas mãos das madrinhas e padrinhos que entregaram o Espadim Tiradentes aos seus afilhados.

O Cadete Gilberto Veloso da Cunha Júnior, orador da turma, disse que a conquista do Espadim Tiradentes é um ritual de desafio e responsabilidade. “Teremos uma longa caminhada pela frente e sabemos que somos responsáveis pela manutenção da cultura da Polícia Militar de Minas Gerais, difundindo os valores da nossa organização que tem altíssima credibilidade junto ao povo mineiro”, afirmou o orador da turma.

“Vocês terão a responsabilidade de lidar com as adversidades e diversidades que permeiam o serviço ao qual vocês escolheram. O serviço militar ao qual vocês ingressaram é voluntário, e hoje, vocês recebem o quinhão de responsabilidade, sabendo que o futuro da instituição que os abriga, está nas suas mãos”, disse Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, desejando ainda sucesso e felicidades na carreira dos Cadetes do primeiro ano.

Ainda em seu pronunciamento, o Comandante-Geral anunciou, em primeira mão, que foram autorizadas pelo Governo do Estado mais 120 vagas para o Curso de Formação de Oficias para o ano de 2019, ressaltando a importância da continuidade do Concurso de Formação de Oficiais que permite a formação dos futuros Comandantes de maneira ininterrupta.

Para o comandante da Escola de Formação de Oficiais (EFO), Tenente-Coronel Silvano, a escola tem altas expectativas com a turma 2018 de Cadetes do primeiro ano porque, segundo ele, essa é a primeira turma do novo currículo de três anos de formação. De acordo com o comandante da EFO, estudos foram feitos para aperfeiçoar o padrão de formação dos cadetes e a conclusão foi que o tempo dentro da instituição, para mais aprimoramento, é um grande diferencial para os futuros oficiais.

“O primeiro semestre de estudo dessa turma teve um implemento de 50% a mais na carga-horária para a formação extracurricular, então o tempo hoje é um grande diferencial para a formação desse cadete que está se preparando para o comando, que sabe que é referência dentro da instituição”, enfatizou o Tenente-Coronel Silvano, que completou: “Que tenhamos excelentes oficiais em 2020”.

Após os cadetes firmarem compromisso à bandeira, o grupamento executou movimentos de ordem unida, demonstrando sincronismo, uniformidade e garbo militar, qualidades inerentes aos discentes da Escola de Formação de Oficiais, que neste ano desenhou os contornos da bandeira de Minas Gerais. Após a evolução, a guarda-de-honra e o grupamento dos cadetes desfilaram em continência ao Excelentíssimo Governador do Estado de Minas Gerais, que também foi homenageado pela turma de cadetes do CFO I.  

À frente do grupamento de Cadetes recipiendários desfilaram o Capitão Gustavo Henrique Pereira Diniz, coordenador do CFO 1; Tenente Thiago Matias Brey Gil, Tenente Hugo Leonardo Fernandes, Tenente Ricardo Oliveira Macedo, Tenente Pedro Henrique Veloso Cunha, e Tenente Luciano Pires, chefes de curso das turmas do CFO 1.

Desfilaram também discentes do Curso de Formação de Oficiais e de Sargentos, representando o Policiamento Ostensivo Geral, o Policiamento de Trânsito, a Policial Feminina e a Defesa Civil.

A permissão para comandar o habitual “fora de forma” foi solicitada ao Excelentíssimo Governador do Estado pelo coordenador do CFO1, Capitão Gustavo Diniz, que junto com o grupamento vibrou com o tradicional momento para as turmas nas solenidades.

O simbolismo e história do Espadim

A solenidade de entrega do Espadim Tiradentes é um evento cheio de símbolos. O espadim tem sua origem na Rússia, na época do Czar Alexandre III, entre outros monarcas na Europa nos séculos XVIII e XIX, e era destinado aos príncipes do império, simbolizando assim que estes estavam aptos a exercer a função de comando.

No Brasil, o espadim remonta ao ano de 1932, na Escola do Realengo, atual Academia Militar das Agulhas Negras do Exército Brasileiro, com a entrega do “Espadim de Caxias”.

Na Polícia Militar de Minas Gerais, o Espadim Tiradentes simboliza a honra e a dignidade do cadete. Sua denominação visa reverenciar e cultuar a memória do mártir da Inconfidência mineira e patrono das polícias militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Recebido no primeiro semestre de curso, o Espadim é devolvido no dia em que o Cadete é declarado aspirante-a-oficial.

Fonte: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais

Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG
Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG
Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG
Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG
MAIS NOTÍCIAS
Entidades de classe cobram do Governador de MG o pagamento do 13º salário dos servidores da Segurança Pública

O presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CSCS PM/CBM-MG), Sargento Oliva, assinou o ofício em união com os deputados SubTen. Gonzaga, Cel. Sandro e...Leia mais.

Dupla é presa suspeita de portar arma de fogo ilegal em bairro de BH

No bairro São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, dois homens foram presos com armas de fogo. Um dos suspeitos é irmão de um criminoso já conhecido pela Polícia Militar.

Fonte: R7 MG no...Leia mais.

Homem usa remédio para causar aborto em companheira durante o sexo e é preso em flagrante

Na noite do dia 14 de novembro, um sábado, Tamires, 32, que preferiu não ter o sobrenome divulgado, fez sexo com Giuliano Augusto Trondoli Cunha, com quem se relacionava desde janeiro deste ano. Na ocasião, Giuliano Trondoli...Leia mais.

Polícia Civil prende quatro suspeitos de homicídio em ocupação em Belo Horizonte

Três homens e uma mulher, com idades entre 20 e 30 anos, suspeitos de cometerem um homicídio foram presos em Belo Horizonte na última segunda-feira (23). Segundo informações repassadas pela Polícia Civil...Leia mais.

Homem é preso após fazer a ex refém e ameaçar matá-la em Venda Nova, em BH

A Polícia Militar prendeu na manhã desta quinta-feira (26) um homem de 38 anos suspeito de fazer a ex-namorada refém. O crime ocorreu por volta de 3h40 no Bairro Jardim Leblon, Região de Venda Nova.

Segundo o...Leia mais.

VER TODAS AS NOTÍCIAS
Redes Sociais
Centro Social dos Cabos e Soldados PM/CBM-MG - Rua Dom Oscar Romero, nº 500 - Belo Horizonte - Minas Gerais
Central de atendimento ao Sócio cscs@cscs.org.br | Fone Sede Social: (31) 3371-6563
© 2020 | Assessoria de Comunicação - CSCS PMCBM-MG