Home | Plataforma CSCS | Webmail | Documentos | Dúvidas Frequentes | Facebook | Instagram | Fale Conosco
HOME | INSTITUCIONAL | ASSOCIE-SE JÁ! | SERVIÇOS OFERECIDOS | HOTÉIS DE TRÂNSITO | REGIONAIS | POUSADAS | CASA DE APOIO | PROTEÇÃO AUTOMOTIVA | JURÍDICO | FALE CONOSCO | CSCSTV (vídeos)
img

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

img

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Nome:
Email:
Confirme seu cadastro:
Nome:
(DDD)
Confirme seu cadastro:
Espadim 2018 marca nova fase para 163 novos Cadetes da PMMG
Publicado em 28/11/2018 15:11

(Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG)

Sob um forte sentimento de honra perante um pátio lotado ocorreu nesta terça-feira (27), na Academia de Polícia Militar (APM), a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes aos Cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Cento e sessenta e três Cadetes receberam o Espadim na cerimônia, a qual foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando da Mata Pimentel, com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes e demais autoridades civis e militares, além de familiares.

Os Cadetes passaram pelo Portão das Armas, simbolizando o ingresso na instituição, e cantaram a Canção do Cadete. A ordem do dia do Comandante-Geral da Polícia Militar reforçou junto aos Cadetes que o futuro para eles é de desafios e lutas constantes no meio acadêmico e profissional.

Três representantes dos discentes do último ano do curso, o CFO 3, foram escolhidos para conduzir o espadim para local de destaque, e logo em seguida o momento alto da solenidade veio pelas mãos das madrinhas e padrinhos que entregaram o Espadim Tiradentes aos seus afilhados.

O Cadete Gilberto Veloso da Cunha Júnior, orador da turma, disse que a conquista do Espadim Tiradentes é um ritual de desafio e responsabilidade. “Teremos uma longa caminhada pela frente e sabemos que somos responsáveis pela manutenção da cultura da Polícia Militar de Minas Gerais, difundindo os valores da nossa organização que tem altíssima credibilidade junto ao povo mineiro”, afirmou o orador da turma.

“Vocês terão a responsabilidade de lidar com as adversidades e diversidades que permeiam o serviço ao qual vocês escolheram. O serviço militar ao qual vocês ingressaram é voluntário, e hoje, vocês recebem o quinhão de responsabilidade, sabendo que o futuro da instituição que os abriga, está nas suas mãos”, disse Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, desejando ainda sucesso e felicidades na carreira dos Cadetes do primeiro ano.

Ainda em seu pronunciamento, o Comandante-Geral anunciou, em primeira mão, que foram autorizadas pelo Governo do Estado mais 120 vagas para o Curso de Formação de Oficias para o ano de 2019, ressaltando a importância da continuidade do Concurso de Formação de Oficiais que permite a formação dos futuros Comandantes de maneira ininterrupta.

Para o comandante da Escola de Formação de Oficiais (EFO), Tenente-Coronel Silvano, a escola tem altas expectativas com a turma 2018 de Cadetes do primeiro ano porque, segundo ele, essa é a primeira turma do novo currículo de três anos de formação. De acordo com o comandante da EFO, estudos foram feitos para aperfeiçoar o padrão de formação dos cadetes e a conclusão foi que o tempo dentro da instituição, para mais aprimoramento, é um grande diferencial para os futuros oficiais.

“O primeiro semestre de estudo dessa turma teve um implemento de 50% a mais na carga-horária para a formação extracurricular, então o tempo hoje é um grande diferencial para a formação desse cadete que está se preparando para o comando, que sabe que é referência dentro da instituição”, enfatizou o Tenente-Coronel Silvano, que completou: “Que tenhamos excelentes oficiais em 2020”.

Após os cadetes firmarem compromisso à bandeira, o grupamento executou movimentos de ordem unida, demonstrando sincronismo, uniformidade e garbo militar, qualidades inerentes aos discentes da Escola de Formação de Oficiais, que neste ano desenhou os contornos da bandeira de Minas Gerais. Após a evolução, a guarda-de-honra e o grupamento dos cadetes desfilaram em continência ao Excelentíssimo Governador do Estado de Minas Gerais, que também foi homenageado pela turma de cadetes do CFO I.  

À frente do grupamento de Cadetes recipiendários desfilaram o Capitão Gustavo Henrique Pereira Diniz, coordenador do CFO 1; Tenente Thiago Matias Brey Gil, Tenente Hugo Leonardo Fernandes, Tenente Ricardo Oliveira Macedo, Tenente Pedro Henrique Veloso Cunha, e Tenente Luciano Pires, chefes de curso das turmas do CFO 1.

Desfilaram também discentes do Curso de Formação de Oficiais e de Sargentos, representando o Policiamento Ostensivo Geral, o Policiamento de Trânsito, a Policial Feminina e a Defesa Civil.

A permissão para comandar o habitual “fora de forma” foi solicitada ao Excelentíssimo Governador do Estado pelo coordenador do CFO1, Capitão Gustavo Diniz, que junto com o grupamento vibrou com o tradicional momento para as turmas nas solenidades.

O simbolismo e história do Espadim

A solenidade de entrega do Espadim Tiradentes é um evento cheio de símbolos. O espadim tem sua origem na Rússia, na época do Czar Alexandre III, entre outros monarcas na Europa nos séculos XVIII e XIX, e era destinado aos príncipes do império, simbolizando assim que estes estavam aptos a exercer a função de comando.

No Brasil, o espadim remonta ao ano de 1932, na Escola do Realengo, atual Academia Militar das Agulhas Negras do Exército Brasileiro, com a entrega do “Espadim de Caxias”.

Na Polícia Militar de Minas Gerais, o Espadim Tiradentes simboliza a honra e a dignidade do cadete. Sua denominação visa reverenciar e cultuar a memória do mártir da Inconfidência mineira e patrono das polícias militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Recebido no primeiro semestre de curso, o Espadim é devolvido no dia em que o Cadete é declarado aspirante-a-oficial.

Fonte: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais

Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG
Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG
Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG
Foto: Sgt Yasmin - CJP / PMMG
MAIS NOTÍCIAS
Confira como foi o Dia das Crianças no CSCS

O sábado, 12 de outubro, foi comemorado com muita diversão e alegria pelas crianças que passaram pelo Centro Social dos Cabos e Soldados (CSCS PM/CBM-MG) em BH. Com atividades recreativas e muitas guloseimas, as...Leia mais.

CSCS de Governador Valadares constrói novas churrasqueiras na Sede Campestre

O Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CSCS PM/CBM-MG) regional Governador Valadares, através dos funcionários Fabinho, Elessandro e Sebastião, que tiveram...Leia mais.

II Semana de Integração e Saúde aconteceu no CSCS

O Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CSCS PM/CBM-MG) foi sede da II Semana de Integração e Saúde, organizada pelo Centro de Atividades Musicais da PMMG,...Leia mais.

CSCS participa de 3º Encontro entre Parlamentares e Lideranças no âmbito do Movimento Sou Minas Demais

O presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CSCS PM/CBM-MG), Cabo Coelho, junto ao diretor administrativo do CSCS, Sgt Oliva, estiveram presentes no 3º Encontro...Leia mais.

Polícia recupera carga roubada de três toneladas de explosivos

(Foto: Divulgação / Polícia Civil)

A Polícia Civil recuperou, na noite desta segunda-feira (23), uma carga de três toneladas de explosivos que havia sido roubada durante manhã, na BR-381,...Leia mais.

VER TODAS AS NOTÍCIAS
Redes Sociais
Centro Social dos Cabos e Soldados PM/CBM-MG - Rua Dom Oscar Romero, nº 500 - Belo Horizonte - Minas Gerais
Central de atendimento ao Sócio cscs@cscs.org.br | Fone Sede Social: (31) 3371-6563
© 2019 | Assessoria de Comunicação - CSCS PMCBM-MG