Home | Plataforma CSCS | Webmail | Documentos | Dúvidas Frequentes | Facebook | Instagram | Fale Conosco
HOME | INSTITUCIONAL | ASSOCIE-SE JÁ! | SERVIÇOS OFERECIDOS | HOTÉIS DE TRÂNSITO | REGIONAIS | POUSADAS | CASA DE APOIO | PROTEÇÃO AUTOMOTIVA | JURÍDICO | FALE CONOSCO | CSCSTV (vídeos)
img

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

img

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Nome:
Email:
Confirme seu cadastro:
Nome:
(DDD)
Confirme seu cadastro:
Ação eficiente de militares de Juiz de Fora salva senhor que praticava atividade física
Publicado em 13/03/2018 12:03

(Foto: Divulgação CBMMG)

Militares do Quarto Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sediado em Juiz de Fora, Território Mata, ao retornar do atendimento de uma ocorrência, na última terça-feira (06/03), depararam-se com uma senhora solicitando ajuda para reanimar o senhor Moacir Bellozi, que se sentiu mal ao fazer exercícios físicos dentro da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Os bombeiros, que tripulavam uma viatura de combate a incêndio e salvamento, realizaram a avaliação da vítima e constataram que os sinais vitais estavam conservados, porém o senhor Bellozi possuía histórico de hipertensão. De imediato, os militares acionaram uma Unidade de Resgate do 4º BBM.

Minutos depois, a vítima entrou em parada cardiorrespiratória (PCR). Os bombeiros iniciaram a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e, após a chegada da Unidade de Resgate, os militares utilizaram o Desfibrilador Externo Automático (DEA) e o senhor Bellozi retomou a respiração e a circulação sanguínea.

Os militares deslocaram com a vítima para um hospital de referência. De acordo com o Sargento Reinaldo Nascimento, que esteve no atendimento ao senhor Bellozi, a celeridade na assistência à vítima foi primordial para a reanimação do vitimado.

Já o Soldado Tiago Felipe Martins Rodrigues, militar da última turma do Curso de Formação de Soldados (CFSd), destacou a emoção de participar de uma ocorrência dessa natureza. “Foi uma enorme satisfação realizar a tarefa e receber o carinho e agradecimento do público pelo trabalho realizado. Saímos do atendimento com a sensação de dever cumprido”, explica.

Além do Sargento Reinaldo do Nascimento e do Soldado Tiago Felipe Martins Rodrigues, participou da ocorrência o Sargento Wesley Carlos Paconi.

Comprimir para salvar

A história do senhor Bellozi demonstra a importância de uma ação rápida e efetiva em caso de uma PCR. Entender o que precisa ser feito é muito importante, pois a cada minuto perdido a vida do vitimado está em risco. Tensão e nervosismo são sentimentos comuns nesse momento, mas são extremamente prejudiciais.

Em 2017, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu quase Duas mil ocorrências de PCR, uma média superior a cinco atendimentos por dia.

No Brasil, estima-se que 280 mil pessoas morrem por ano vítimas de morte súbita e, por isso, o estudo desses acidentes tem crescido. Campanhas de Organizações Médicas Internacionais indicam que as pessoas que presenciam o mal súbito é que deveriam iniciar o processo de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Segundo estatísticas, 86% dos casos ocorrem nos lares e 14% em vias públicas ou em lugares de grande concentração de pessoas. Outro dado importante é que, mais de 50% das PCR são assistidas por um adolescente ou por uma criança, sem nenhum adulto por perto.

O CBMMG realiza a capacitação de civis para a assistência de acidentes dessa natureza, sabendo da importância da parceira da população para poder salvar vidas.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

MAIS NOTÍCIAS
Servidores da Segurança Pública fazem Ato de Repúdio contra o atraso e parcelamento dos salários além do não pagamento do 13º

Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, os servidores da segurança pública voltaram às ruas da Capital mineira para mais um ato de protesto contra o descaso do Governo Pimentel que vem nos últimos quatro anos parcelando e...Leia mais.

Militares socorrem e adotam cão abandonado

(Foto: Divulgação / PMMG)

Na noite desta terça-feira (11), policiais do tático móvel do 13º BPM, durante patrulhamento, depararam-se com um cachorro abandonado, amarrado em uma lixeira....Leia mais.

18º Batalhão prende seis pessoas, apreende simulacro de arma de fogo e recupera veículo roubado

Nesta terça-feira (11), militares da 25ª Cia Tático Móvel, após receberem informação sobre roubo no bairro Fonte Grande, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, partiram para o...Leia mais.

Polícia detém suspeito por tráfico de drogas porte ilegal de arma de fogo em Castanheira, BH

(Foto: Divulgação / PMMG)

Após receberem informações de que estaria ocorrendo tráfico de drogas na avenida principal do Bairro Castanheira, em Belo Horizonte, policiais do Tático...Leia mais.

Traficante é preso em Santa Luzia

Em cumprimento de denúncias anônimas relativo a uma organização criminosa comandada pelos vulgos "Pernalonga" e "Borracha", militares da 71 Cia do 35° BPM prenderam, na terça-feira (11), Ronaldo Alves...Leia mais.

VER TODAS AS NOTÍCIAS
Home | Fale Conosco | Termo de Uso | Política de Privacidade Centro Social dos Cabos e Soldados PM/CBM-MG - Rua Dom Oscar Romero, nº 500 - Belo Horizonte - Minas Gerais
Central de atendimento ao Sócio cscs@cscs.org.br | Fone Sede Social: (31) 3371-6563
© 2018 Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Minas Gerais - CSCS